Colabore com reportagens exclusivas, sendo um Sócio-Patrocinador do site O MANGUE. Escolha sua opção de Assinatura On-Line, ou, se preferir, deposite qualquer valor em nome de Bruno de Almeida Silva, Agência 0183, Conta 121454-1, Caixa Econômica Federal. O Jornalismo Local e Independente agradece!

Enquete: Magé – 452 anos. O que está bom e o que precisa melhorar?

Do povoado Magepemirin fundado por colonos portugueses, há 452 anos, nascia Magé. Povoado, Freguesia, Vila, Cidade. Portos importantes para o país, trilha da Família Real (“onde o Imperador fez xixi”, diria Caetano)…e hoje, em seu aniversário? O que pensa o mageense sobre sua atual cidade?

Adelma Pereira, Dona-de-Casa   

Hoje o que precisa ser melhor é a Saúde. Tem que melhorar o atendimento, a gente quase não tem médico decente pras crianças,..então, é o que a gente mais precisa nessa hora. E mais policiamento também. E também a acessibilidade, pra nós que somos cadeirantes, deficientes físicos,… precisamos de melhor acesso nas calçadas, nas ruas e nos prédios,…
                                                                                            Amarildo Trindade, Soldador

Tubarão está voltando ao que era Magé, no bom sentido. Voltou a realidade. Eu não trabalho na Prefeitura, nunca trabalhei na Prefeitura, mas vejo isso. Tô vendo que ele tá fazendo um ótimo trabalho. Ele reduziu o salário dos médicos, mas tá certo. Tem que reduzir mesmo pra poder dar emprego pra todo mundo, pra dividir melhor, é um bocadinho pra cada um. A administração tá legal, não tá faltando nada.

Sônia Gonçalves, Secretária

Precisa melhorar a Saúde. Esses dias minha prima foi no hospital, precisou de um pediatra e não tinha. Mas tem dinheiro pra fazer show, né? E a Segurança, essa hoje também é prioridade. Eu digo que aqui estou segura porque estou perto de uma boca-de-fumo, então ninguém se atreve a vir pra cá se meter com outros, entendeu? Mas, na rua lá fora eu tenho medo de andar. Não ando mais tranquila, eu tenho medo de carregar um celular, já presenciei e sei de vários roubos e assaltos.

                                                                                               Michel da Motta, Professor

Comemoração, desfile cívico, isso é uma tradição popular, não pode faltar. Mas atualmente nossa cidade ainda tem muito o que melhorar. Precisa primeiro de um choque de ordem. Tem muita poluição sonora, ambiental, o trânsito é um caos, a saúde pública é um caos, e a segurança que é esse problema nacional que a gente vê.

 

Gustavo Meirelles, Geógrafo

Temos o acúmulo do patrimônio histórico, cultural, ambiental, isso é sempre uma oportunidade de geração de emprego e renda, é pra se comemorar. O que precisa melhor, dentre um monte de coisas, é a segurança pública. Só que segurança não se resolve com polícia militar e sim com políticas públicas. E eu acho que isso é o principal para se criar oportunidade para a juventude, pois aqui falta e muito.

                                                                                                   Marta Lopes, Doméstica

O que falta melhorar? Tudo. Saúde. Saúde tá uma porcaria. Não tem médico, tô quase um ano esperando um exame pra eu ir pro ortopedista. Levei as crianças no médico, depois de quatro meses é que chegou encaminhamento pra levar pro pediatra. Magé não tem essas especialidades, não tem pediatra, não tem ortopedista, não tem dentista. Magé não tem nada de bom, nada que se destaque de positivo em relação a outras cidades. Comemoraram esses quatrocentos e poucos anos só de pouca-vergonha. E a bandidagem também tá que tá né,…

Paulo Cezar, Gestor de Lojas
Falta bastante coisa, mas isso é no Brasil todo, não só em Magé. Em termos de Saúde e Educação principalmente. Mas já tá melhorando, o trabalho está sendo apresentado. Eu eu tenho certeza que vai melhorar mais e mais. Parabéns para o povo mageense.

 

                                                                                               

                                                                                               Joana Santos, Aposentada
Eu acho que não tem nada pra comemorar na cidade não, sinceramente. A não ser as amizades, as pessoas, isso sim. Mas o resto,…em relação a serviço público, nossa senhora. Eu esperei um ano e meio para o SUS me mandar a resposta do exame, endoscopia, diversos tipos de exames. Dei entrada pelo postinho de Saúde e foi quase dois anos entre marcar e receber os exames.

Valdo Pastor, Vigia

O que falta melhorar? No término do governo do Tubarão não vai faltar mais nada, porque a cada dia é um trabalho. E se tem alguma coisa ruim é porque o governo do passado deixou Magé abandonado, então o Tubarão pegou Magé desse jeito, então ninguém arruma a casa de um dia pro outro. Eu não vou citar os governantes que passaram, mas quem foi deixou Magé uma desgraça. Por isso que o Tubarão tem que trabalhar muito pra consertar as besteiras que os governos passados fizeram. Se os governos passados trabalhassem, hoje precisaria trabalhar menos. Mas os governos passaram só roubaram nossa cidade.

                                                                   Francisco de Assis (Costinha), Aposentado

O Cunha roubou, o Lula roubou. E em Magé só tem ladrão. Não tá falido não, só tem ladrão, todo mundo tá roubando. Até eu vou me candidatar e vou ganhar a Prefeitura. Guapimirim dá de dez a zero.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA