Colabore com reportagens exclusivas, sendo um Sócio-Patrocinador do site O MANGUE. Escolha sua opção de Assinatura On-Line, ou, se preferir, deposite qualquer valor em nome de Bruno de Almeida Silva, Agência 0183, Conta 121454-1, Caixa Econômica Federal. O Jornalismo Local e Independente agradece!

Agricultura-Magé: parceria internacional e “empoderamento de mulheres rurais”

Renata Ferrai e Elizabeth Staib (representantes da YMCA USA), Álvaro Alencar (secretário de Agricultura), Aílton Nunes (subsecretário de Agricultura), Alexandre de Moraes (diretor geral da ACM Rio), Aluízio Sturm (coordenador do CEPTA), e Luiz Carneiro (visitante)

O CEPTA – Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia de Magé, vem mantendo a tradição de receber visitas internacionais. No dia 1º de março, foi a vez da Associação Cristã de Moços (ACM), entidade parceira, intermediar um encontro com uma de suas co-irmãs cuja sede fica nos Estados Unidos, a YMCA USA.

No ensejo estiveram presentes as americanas Renata Ferrai e Elizabeth Staib King, respectivamente representantes das unidades da YMCA em Chicago e em Delaware. Gentilmente, a ACM Rio enviou uma nota endereçada ao Prefeito Rafael Tubarão (PPS) e ao secretário de Agricultura de Magé, Álvaro Alencar, falando sobre o encantamento das americanas ao conhecerem o projeto pioneiro desenvolvido entre CEPTA e ACM.

“Tanto na área de pesquisa em agroecologia, criação de aves, mandala de abelhas nativas e outras atividades desenvolvidas pelo CEPTA, quanto na área de Desenvolvimento Social com a construção do projeto para atendimento do Jovem Aprendiz Rural, objetivando a fixação da população local no campo, evitando sua migração para os centros urbanos”, diz a nota.

“Empoderamento das Mulheres Rurais”

O comunicado prossegue lembrando sobre o canal de cooperação aberto entre as ACMs e o CEPTA, que em breve pode ser ampliado, uma vez que a YMCA USA se dispôs a colaborar com “consultoria em expertise para apoio ao projeto desenvolvido que se assemelha a alguns em curso no mundo, em especial um projeto desenvolvido pela ACM Líbano de empoderamento das mulheres rurais”.

O CEPTA fica na Estrada Municipal Antonio Alem Bergara (mais conhecida como Estrada Piabetá-Santo Aleixo), no Assentamento Rural do Incra, e está aberto a visitações.

DEIXE UMA RESPOSTA