Colabore com reportagens exclusivas, sendo um Sócio-Patrocinador do site O MANGUE. Escolha sua opção de Assinatura On-Line, ou, se preferir, deposite qualquer valor em nome de Bruno de Almeida Silva, Agência 0183, Conta 121454-1, Caixa Econômica Federal. O Jornalismo Local e Independente agradece!

COLÉGIO ESTADUAL DE MAGÉ COMEMORA 44 ANOS NO SÁBADO LETIVO

No dia 4 de maio o Colégio Estadual de Magé — CEM, um dos mais populares da cidade, completou 44 anos de existência. A celebração aconteceu no dia 10, em meio ao Sábado Letivo, unindo as apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do ensino fundamental e técnico, oficinas e exposições de arte, comemoração do dia Nacional da Matemática (que foi no dia 6), e o lançamento da campanha “De Mãos dadas pela Paz”. Uma verdadeira festa durante todo o dia, com convidados ilustres. Ah, e com direito ao Bingo do Dia das Mães.

3
A diretora Valéria Moraes (de branco), entre alunos e professores

— No Sábado Letivo a gente faz a divisão por disciplinas, e dessa vez a responsabilidade ficou com Matemática e Física. Os professores criaram a gincana “cêquesabe”, onde cada grupo por série recebeu um envelope com vários enigmas e tiveram que pesquisar durante a semana sobre aqueles temas, e serão também avaliados por isso. Mas queremos dar ênfase também à questão da paz na escola. Estamos de mãos dadas pela paz — fala Valéria Moraes, diretora do colégio há cinco anos.

5
Um dos grupos ficou encarregado de fazer reportagens sobre o evento, e o próximo passo será editar o material para postagem na internet

A professora do Projeto Autonomia (que recupera alunos com defasagem de série), Silvana Torres, aprovou:

— Matemática e Física são matérias que assustam a todos os alunos. Eles têm muito medo. Mas vistas dessa maneira interativa, eles passam a gostar mais. Um projetão como esse traz os alunos para mais perto.

Que o diga a aluna Rillary da Silva. Ela que também é flautista, ao pesquisar sobre a relação entre a Música e a Matemática, uniu o útil ao agradável:

4
Na gincana “cêquesabe”, alunos fizeram trabalhos sobre Matemática e Física

— A gente usa muito a matemática na música, Pitágoras foi o primeiro a perceber essa relação. Pra contar os compassos, dar o ritmo, a questão das frações, o tempo que cada nota vale, as cifras, etc. Eu adoro essas duas ciências, ninguém no mundo vive sem elas —comenta Rillary.

Um dos convidados do dia foi Thiago Allão, planetarista do Museu de Astronomia em São Cristóvão, que levou à quadra da escola o Planetário Inflável. Os alunos dividiram-se em sessões de uma hora para a visitação:

— O planetário consiste em mostrar, através de um projetor especial, um pouco sobre a identificação do céu noturno, constelações, mitologias, um pouquinho do sistema solar. Independente do tempo que esteja do lado de fora, nós conseguimos, através de um software, mostrar dentro do planetário, o céu do momento sem a interferência de nuvens ou poluição luminosa — explica Thiago.

6
Nos encontros do Estadual não pode faltar a guitarra e a voz de Leo Carion, que há diversos anos dá aula de karatê naquela comunidade
9
Teve até Dança Árabe com a professora Ísis Delphino (de lilás). Na foto com uma de suas pupilas, Priscila Sampaio
8
No Bingo do Dia das Mães, felizardos levaram pra casa cafeteira, sanduicheira, espremedor de frutas, liquidificador, faqueiro, entre outros prêmios

O Estadual é um colégio reconhecido por trabalhar com o conceito de escola aberta, envolvendo a comunidade em suas atividades extra. A coordenadora pedagógica Lília Peres cita alguns projetos que, embora não estejam definidos, podem acontecer no segundo semestre:

— Estamos pensando em fazer o Dia das Profissões, convidar representantes de algumas profissões para dar palestras, ou mostrar alguma coisa de forma prática para os alunos. Pensamos também em trabalhar a questão das diferenças. Buscar parcerias com ONG’s que combatam o preconceito: bullying, racismo, homofobia, religião. Existe uma turma que vem precisando de uma atenção maior, e queremos aproveitar essa necessidade dela para tocar nesses assuntos.

7
Oficinas de Arte estimularam a criatividade e revelaram o talento da galera. Na foto principal, o professor de Matemática Gilvan Coelho coordena oficinas de dobraduras e origami

No próximo Sábado Letivo, que será no dia 31 de maio, a proposta será trabalhar com uma gincana sobre a Copa do Mundo. Aliás, a concepção do Sábado Letivo, que vai até o início de agosto, é repôr os 30 dias de aulas que os alunos perderão por causa da Copa.

DEIXE UMA RESPOSTA