Colabore com reportagens exclusivas, sendo um Sócio-Patrocinador do site O MANGUE. Escolha sua opção de Assinatura On-Line, ou, se preferir, deposite qualquer valor em nome de Bruno de Almeida Silva, Agência 0183, Conta 121454-1, Caixa Econômica Federal. O Jornalismo Local e Independente agradece!

Magé tem novos ACE, e vacina cães e gatos contra a Raiva neste sábado, dia 9

Neste sábado, dia 9, é o dia de levar cães e gatos a um dos 62 Postos de Saúde da Família (PSF’s) ou ao Posto de Saúde da Vila Nova, em Magé, para receberam a vacina anti-rábica, ministrada anualmente sob determinação federal. O horário é das 8h às 17h. Os setores de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, e Coordenação de Vetores — principais envolvidos — preveem o atendimento a 34 mil animais.

A novidade este ano será a utilização de 32 Agentes de Combate a Endemias (ACE’s), recém-contratados e que receberam no dia 8 o certificado do curso básico de capacitação que durou uma semana. Eles se juntarão a profissionais mais experientes e também aos Agentes Comunitários de Saúde para o desenvolvimento desse primeiro trabalho.

IMG_3718
Apesar da nula publicidade ao processo de seleção, os novos ACE chegam com a Portaria Federal 535 de 2016, que prevê o aumento de contratos a partir da situação de ‘Emergência em Saúde Pública em importância Nacional’. Juntam-se a outros duzentos agentes que pleiteiam a adequação salarial à classe, regida por Lei

A aula que tratou especificamente da aplicação das vacinas foi dada pelo coordenador da Vigilância Sanitária, o biomédico Carlos Alberto Nogueira, em uma sala do antigo PRONATEC, no primeiro distrito:

IMG_3723
Carlos Alberto, ou Betinho, orientou aos agentes, entre outras coisas, sobre como proceder no manuseio de luvas e seringas

— É um trabalho muito sério. A gente passou mais de dez anos sem um caso de Raiva, e agora está voltando. É uma coisa emergente. Inclusive em humanos, se não for feito o processo adequado no momento da contaminação, o vírus corre pelo sangue e a tendência é achar o sistema nervoso central. Noventa e nove por cento dos casos é óbito — explica o coordenador.

IMG_3721
Vanini aproveitou para anunciar mais um projeto, que acontecerá em setembro, no município: o primeiro encontro sobre Zoonoses, que são enfermidades transmissíveis entre humanos e animais

O coordenador de Educação e Saúde, Marcos Vanini, funcionário da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) cedido ao município, é outro que se dedica há trinta anos à tarefa nobre de salvar vidas através da transmissão de conhecimento e prevenção. Ele conta o que foi passado de forma ‘clara e objetiva’ aos alunos, para prepará-los às visitas domiciliares:

— Eles aprenderam toda a orientação básica sobre o mosquito Aedes Aegypti; sobre as três viroses que são dengue, zicavirus e chikungunya; técnica de visita; abordagem ao morador; postura e ética do servidor público; tratamento focal ao vetor, que é o uso do larvicida, por bomba, carro fumacê, o laboratório; o registro geográfico, etc. Eles agora vão passar no mínimo por quinze dias de treinamento prático com algum funcionário antigo. Nosso lema é ‘não vamos deixar o mosquito nascer’.

Quem foi prestigiar a entrega dos certificados dos novos ACE, foi o secretário de Saúde, Antonio Morgado:

— Quero parabenizar, e pedir que se conscientizem da importância desse trabalho, eu queria que isso fosse motivo de orgulho. A gente precisa da participação de vocês pra controlar e se possível acabar com essas doenças. Eu espero que vocês não entendam isso como mais um emprego pra ter um salário no fim do mês. Vocês têm acompanhado o noticiário, e visto quanto mal essas doenças têm feito à nossa população. Então, sejam bem-vindos à nossa casa, à nossa administração, e me coloco à disposição pra ajudar no que for preciso.

IMG_3728
Dr. Morgado é secretário de Saúde: “se vocês acabarem com essas doenças, podem ficar tranquilos pois não ficarão desempregados”, brincou
IMG_3732
A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Bianca Vasconcellos, representou o prefeito Rafael Tubarão e entregou certificados. Ao lado, o orador da turma agradece pela oportunidade de trabalho

 

DEIXE UMA RESPOSTA