Colabore com reportagens exclusivas, sendo um Sócio-Patrocinador do site O MANGUE. Escolha sua opção de Assinatura On-Line, ou, se preferir, deposite qualquer valor em nome de Bruno de Almeida Silva, Agência 0183, Conta 121454-1, Caixa Econômica Federal. O Jornalismo Local e Independente agradece!

PARQUE ‘ABANDONADO’ BONEVILLE: ESGOTO A CÉU ABERTO E RUAS ESBURACADAS

O Parque Boneville, com cerca de mil habitantes, no primeiro distrito, é um exemplo dos bairros em Magé que sofrem com a falta de saneamento básico e ruas esburacadas. A ‘regra’ ali é que cada família faça seu próprio manilhamento, que vai até a porta da casa (onde deveria haver calçadas) e causa valas de esgoto que transbordam por toda a via. Em alguns casos, o escoamento vai parar na Rodovia Rio-Teresópolis, agravado pela água que desce dos morros em dias de chuva, e o alagamento do valão Beira-Rio.

IMG_2428
Avenida Chile
IMG_2429
Avenida Chile
IMG_2434
Rua Londres

IMG_2431

No dia 10 deste mês a reportagem de O Mangue esteve captando as imagens para esta matéria, e conversando com algumas pessoas. Três dias após, como se alguém tivesse alertado a Prefeitura sobre a publicação que estava para acontecer, trabalhadores se fizeram presentes capinado algumas ruas e limpando o valão, coisa que há um bocado de tempo não acontecia, segundo moradores. Nessa ocasião, a secretária de Governo Sônia Oliveira, pré-candidata a prefeita, fez questão de estar presente e posar para fotos.

IMG_2558
Morador mostra como ficou a rua Padre Gil, após a “garibada” da Prefeitura

— Só vieram aqui, deram uma roçadinha no mato que já tava no meio da rua, mas no dia seguinte veio aquela chuva e o lamaçal continuou — fala um morador.

— Aqui é tudo vala, elas se cruzam, quando fizeram os loteamentos vieram picotando tudo. Nossa vizinha tapou parte de uma vala que passa no terreno dela, com lixo, e quando chove nós aqui é quem sofremos, ficamos alagados, não podemos nem sair de casa. Já cansamos de pedir para que a Prefeitura venha fazer a drenagem, mas ela nunca veio, e hoje a situação está na Justiça — relata o aposentado Onofre.

IMG_2551
Seu Onofre e família: terreno alagado com entupimento de valas

— Outra situação calamitosa é a falta de condução, nós não temos ônibus passando aqui dentro. Na época da eleição, tinha, quando acabou a eleição, tiraram o ônibus — reclama o vigilante Jorge.

— E área de lazer, você vê alguma por aqui? Até nisso somos excluídos. Está aqui nas nossas costas empresas super poluidoras, como a Essencis e a Holcim, que não tem nenhuma contrapartida pelos danos que causam ao meio-ambiente, porque o governo não as força a ter — fala o meio-oficial de carpinteiro Deodato.

— Vimos sofrendo agora também com assaltos. No dia 9 foram pelo menos três comércios assaltados, por um trio em um carro preto – diz outro morador que pede para não ser identificado.

IMG_2432
Quinta Avenida interditada há uns dois meses, com a derrubada desta árvore

É grande no bairro a insatisfação também para com o presidente da Associação de Moradores, Márcio Alexandre, que segundo depoimentos, nunca fez nada pelo lugar. Márcio venceu a eleição há mais ou menos dois anos, após a população rejeitar a proposta inicial da Federação das Associações de Moradores e Entidades Afins de Magé (Comamea), de que houvesse um consenso entre as duas chapas para assumirem em conjunto a diretoria.

— Tudo bem que na época o presidente não fazia nada, mas este também não faz. E ainda corre a informação de que ele consta na lista de pagamento da Prefeitura — diz um morador.

Procurado pela reportagem, Márcio desmentiu a informação de que possui vencimentos na Prefeitura, e até critica a forma “incompleta” com a qual a mesma vem realizando os serviços por ali.

— As coisas aqui acontecem por oficio, mas eles têm deixado muito a desejar. A gente manda oficio pra Prefeitura, às vezes eles atendem, outras vezes não, sabe como é ne? Já pedimos uma praça, o secretário de Urbanismo na época, Gustavo Morgado, até teve aqui vendo o local, mas nada foi feito. Uma das coisas mais comuns com que a gente sofre aqui também são as lâmpadas dos postes queimadas. A Prefeitura leva muito, muito tempo pra trocar. E tudo aqui que a gente faz de atividade é arcado pelo próprio presidente, porque nenhum morador paga mensalidade, ninguém contribui com nada para a associação — diz Márcio.

IMG_2430
Continuação da Quinta Avenida, cuja escoamento da água ganha a rodovia…

Ruas asfaltadas são de Lupi e Cony

Se no bairro não há saneamento, tampouco deveria haver asfaltamento. Contudo esse existe em apenas duas ruas: a Senhor do Bonfim e em outra viscenal. Para os moradores, a explicação para isso é simples: na primeira está o sítio de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, partido ao qual o prefeito Nestor Vidal tem fortes ligações e para onde estaria indo após terminar seu mandato pelo PMDB. Lupi foi ministro do Trabalho de 2007 a 2011 (mesmo ano em que Vidal assumiu a Prefeitura de Magé) até pedir demissão após uma enxurrada de denúncias envolvendo desvio de dinheiro público.

IMG_2536
Fachada do sítio de Lupi, em uma das duas ruas asfaltadas no bairro
11745712_868356999886552_1237452364306837241_n
Carlos Lupi na inauguração do diretório do PDT em Magé, em junho, com secretários municipais e aspirantes a vereadores

— Na época em que fizeram esses asfaltos eu solicitei à Prefeitura o valor da obra, pois não havia nem sequer uma placa informando. Tenho todos os emails, a Prefeitura nunca me respondeu. O que a gente ouve falar é que a verba seria para fazer todo o bairro, mas só essas duas ruas foram feitas — diz o morador e advogado Carlos Larcher.

A outra rua asfaltada em questão, é onde o coronel reformado da Polícia Militar, Alexandre Cony, tem propriedade.

Há quem diga também que já foi liberada verba estadual para o asfaltamento de todo o bairro de Iriri, de Barão de Iriri e de Vila Inca, mas assim como o Parque Boneville, somente algumas ruas foram contempladas.

IMG_2559
Além da “rua do Lupi”, a única que recebeu pavimentação foi a do Coronel Alexandre Cony

DEIXE UMA RESPOSTA